Fotografo01A

 

Caixa de texto: Confraria dos Caçadores de Imagens de Ribeirão Pires 
Gente que gosta da Estância Turística de Ribeirão Pires e de suas vizinhanças

Fauna01

ARTIGOS

 

Descrição: Descrição: Descrição: 11950002022128229028camera_mount_svg_med

 

Ø  PÁGINA INICIAL

 

Ø  QUEM SOMOS

 

Ø  ENTRE EM CONTATO

 

TOM DO BRASIL – TOM DE RIBEIRÃO PIRES

 

   Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, nosso Tom Jobim, compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista, foi uma das principais forças do movimento bossa nova e por muitos é considerado o maior expoente de todos os tempos da música brasileira.

 

Porem pouca gente sabe que a história da família deste genial músico e compositor está muito, mas muito ligada com a história da Igreja do Pilar e consequentemente com a história da cidade de Ribeirão Pires.

 

Estivemos pesquisando na genealogia do Tom elaborada pelo renomado genealogista Pedro Wilson Carrano Albuquerque, e dentre todas as linhas que vão formando a árvore achamos uma extremamente interessante:

 

Resulta que Tom Jobim era filho da brilhante professora Nilza Brasileiro de Almeida (mãe – nascida por volta de 1910 e casada com Jorge de Oliveira Jobim), filha do Capitão Azor Brasileiro de Almeida (ou Azor de Almeida Leme) (avô – nascido por volta de 1874 e (casado com Emília Aurora Pereira da Silva), filho de Manoel José de Almeida Leme (Bisavô – casado com Maria Umbelina de Almeida), filho de Maria de Camargo (Trisavó – nascida por volta de 1826 – casada com 24. Francisco de Almeida Pires), filho de Gentil Antônio de Camargo (Tetravô – casado em 1823 com Umbelina Maria de Arruda), filho de Gertrudes de Camargo Penteado (Pentavó – casada com Jerônimo Pedroso de Barros), filha de Bárbara Paes de Barros (Hexavó, casada em 1757 com José de Camargo Paes, quem foi Ouvidor no processo do Caetaninho), filha de Rosa Maria da Luz do Prado (casada em 1796 com Antônio Rodrigues Penteado). Filha de quem?

 

Aqui chegamos nada menos que ao Capitão-Mor Antônio Correia de Lemos, paulista, nascido por volta de 1651, casado com Mariana da Luz do Prado, fundador da Capela de Nossa Senhora do Pilar (*), berço das atuais cidades de Mauá e Ribeirão Pires e octavô do genial maestro Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, nosso Tom Jobim.

 

E ficamos com a grande incógnita: Será que o maestro sabia que era octaneto do homem que fundou a capela em volta da qual surgira a cidade de Ribeirão Pires?

 

  

 

(*) Conta-se que tendo sido acometido por uma grave enfermidade, o Capitão-Mór Antonio Correa de Lemos recorreu ao auxílio de Nossa Senhora do Pilar. Por alcançar a cura da tal enfermidade, ergueu uma ermida em louvor à sua santa protetora. Essa primitiva Ermida dá lugar a uma Capela que no dia 25 de março de 1714, conforme a provisão do Sr. Bispo D. Francisco de São Jerônimo sob a respectiva benção do guardião Fr. Pacífico e segundo o despacho clerical, fundou-se e sagrou-se a Capela mais antiga da região.

 

DSC03150

 

Referencias:

Site Usina de Letras (genealogia de Tom Jobim) – http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=6801&cat=Ensaios

Site do Instituto Antonio Carlos Jobim – http://portal.jobim.org

Site do Clube do Tom - http://www.jobim.com.br/

Site dos Caçadores de Imagens de Ribeirão Pires – http://ribeiraopires.fot.br/Historia/001-PILAR_PARTE_01.htm

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTA AO TOPO                                                                                                                 PÁGINA INICIAL