Fotografo01A

 

Cuadro de texto: Confraria dos Caçadores de Imagens de Ribeirão Pires 
Gente que gosta da Estância Turística de Ribeirão Pires e de suas vizinhanças

Fauna01

ÁLBUM DE FOTOS DE NOSSA REGIÃO

 

Descrição: Descrição: Descrição: 11950002022128229028camera_mount_svg_med

 

Ø PÁGINA INICIAL

 

PÁGINAS DE EVENTOS:

Ø DÉCADA 2010

Ø DÉCADA 2000

Ø DÉCADA 1990

Ø DÉCADA 1980

Ø DÉCADA 1970

Ø DÉCADA 1960

Ø DÉCADA 1950

 

Ø QUEM SOMOS

 

Ø ENTRE EM CONTATO

 

16-10-2010 – FLAGRANTE:

MANUTENÇÃO DE LINHA DE TRANSMISSÃO DE REDE ELÉTRICA

Na SP 122 a caminho de Paranapiacaba.

 

 

 

Entre tantas imagens registradas pelas câmaras de nossa equipe, chamou muito nossa atenção, e de outras pessoas que transitavam pelo local, o flagrante de operários fazendo manutenção de uma rede elétrica por cima da SP 122, perto das ruínas abandonadas da Estação Campo Grande,  a caminho de  Paranapiacaba.

Quantas vezes já nos deparamos olhando para aquelas enormes torres e aqueles emaranhados de fios de redes elétricas que cruzam sobre nossas cabeças?

 

Fig01

            

Quantas vezes já nos perguntamos qual a finalidade de aquelas bolas enormes de cor alaranjada fixadas nos fios de alta tensão? Pois é, são essas imagens tão corriqueiras de nosso cotidiano que despertou nossa curiosidade e nossa admiração pelo trabalho realizado pelos técnicos de manutenção dessas linhas de transmissão de energia.

 

 

Esferas de Sinalização

 

Fig02   Fig03

Estas bolas alaranjadas chamam-se “esferas de sinalização”

 

As esferas de sinalização são instaladas nos fios das torres de transmissão a fim de servirem como sinalização diurna para voos de inspeção realizados com aviões, helicópteros ou até mesmo balões. Tais equipamentos de segurança foram projetados para resistir a intempéries e raios ultravioletas, além de não entrarem em atrito com o cabo de força nem causar eletrólise ou ressonância harmônica durante eventuais vibrações. De modo geral as esferas são feitas de resina de poliéster e reforçadas com fibras de vidro com cerca de 60 cm de diâmetro e pesando em média 5 kg. (ver: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esfera_de_sinaliza%C3%A7%C3%A3o)

 

 

                   

Mas o que são linhas de transmissão?

 

As linhas de transmissão são circuitos elétricos que interligam diferentes tipos de subestações (elevadora, abaixadora ou de transmissão) cujo objetivo é o transporte de energia elétrica. (ver: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA1wEAD/linhas-transmissao)

 

Fig04   Fig05

  

Fig06

         

Fig07   Fig08

             

Fig09

 

Fig10   Fig11

 

Fig12

 

Fig13

            

A mágica da lente é, também, dar significados às imagens que muitas vezes passam despercebidos da nossa atenção.

 

Veja também um vídeo no Youtube mostrando um caso de instalação de uma esfera de sinalização em uma linha de transmissão de energia: http://www.youtube.com/watch?v=zYxBn05tr8Y

 

Texto: Valdelice Conceição dos Santos

Fotos: Horacio Alberto Garcia (Tágua)

 

 

 

 

 

 

VOLTA AO TOPO                                              DÉCADA DE 2010                                              PÁGINA INICIAL